quinta-feira, 9 de junho de 2011

Reciclagem de óleo


Pessoal, nosso colégio organizou uma campanha de reciclagem de óleo de cozinha usado e os principais objetivos da coleta são:

°Reutilizar material, habitualmente transformado em lixo poluente, em biodisel

°Reduzir a contaminação de rios e mananciais com a reutilização de material antes descartado incorretamente

°Desonerar custos em estações de tratamento de água

°Reduzir emição de gases toxicos
°Melhorar a situação social da cidade, pois o material reciclado é transformado em dinheiro destinado a entidades filantrópicas da cidade de Campinas


Agora olhem só o que saiu no Correio Popular hoje:

"(...) o óleo de cozinha usado é encaminhado à cooperativa Remodela que o transforma em biocombustível ajuda a dar emprego e gerar renda para cerca de 20 pessoas (...)" e "(...) As garrafas de plásticos em que o óleo é enviado para a reciclagem,, também são recicladas(...)" também: "(...) O óleo de cozinha é considerado um poluente poderoso: 1 litro é capaz de prejudicar até 1 milhão de litros de água e um rio, o que seria suficiente para cobrir as necessidades de uma pessoa por pelo menos 14 anos. O óleo fica na superfície da água e impede a entrada da luz solar, necessaria para alimentar e deixar vivos os fitoplânquitons, essenciais na cadeia alimentar aquáticas, já que são alimentos para os peixes. No solo, o óleo torna-se impermeabilizante, dificulta a infiltração da água e, por isso colabora com o surgimento de enchentes. Nas tubulações, causa entupimento. Além disso, como todo o material de origem orgânica, o óleo de cozinha, em seu processo de decomposição, emite metano, um dos gases que causam o efeito estufa e geram o superaquecimento da terra."

Bom, é isso, até mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário